(in)tolerância,

high speed - coldplay ♪♫

________________________________________________________________________________________

Existem assuntos que eu realmente amo debater mas que são pouquíssimas as pessoas que eu posso conversar abertamente sobre, não enchem uma mão as que eu posso falar tudo que acho e não acho sem receber algum julgamento em troca.Abaixo, digo a minha visão, o que eu com o tempo aceitei de mim mesma.

________________________________________________________________________________________

lavBonfim_72364Se tem uma coisa empolgante e admirável na Bahia e que devia se estender por todo o Brasil e mundo é a TOLERÂNCIA RELIGIOSA .

Na foto ao lado a lavagem do Bonfim.Sacerdotisas lavando a escadaria de uma Igreja Católica.

Antes de explorar o assunto, vou dizer duas coisas : pra mim religião não muda caráter e segundo você só deve falar de religião (assim como em qualquer assunto sério) quando você sabe exatamente do que está falando.Principalmente em religião, um assunto que todo mundo leva pro lado pessoal.  

 

________________________________________________________________________________________

O que está havendo é o alastre da falta de tolerância religiosa.

Se aprende na escola o seguinte: o que todas as religiões tem em comum ? DEUS.Ele pode ser um, dois, duzentos e trinta e nove, com aparência de elefante, gato, um senhor bondoso…atribuições humanas, da natureza, encontro por meios de leitura, chá … força sobrenatural, dom da fertilidade…enfim, todo tipo de deus, pra todo tipo de gente.

Eu acrescento que além de deus, todas as religiões tem um caminho para algo além da nossa humanidade (no sentido real da palavra); um modo de fazer, regras, dogmas para alcançar uma pureza inalcançável.Então, se existem esses pontos em comum, porque as pessoas insistem em achar que a sua religião é O caminho e não só mais UM caminho ?

Todas tem um caminho, todas são um caminho, todas tem algo em comum.O que muda é a maneira com que cada povo, de cada época, e com condições diferentes, viram tal caminho.

No começo do post eu disse que você deve falar exatamente do que sabe, já aconteceram situações e acontecem até hoje de pessoas, creio que é uma mistura de ignorância e medo, falarem que tal coisa não é de Deus, que tal coisa é macumba, do demônio…

Nessa região em que vivemos, há uma multicultura.Isso é claro.Os ritmos, cores, contos, credos do Norte são especiais pela mescla que tem. Lendas indígenas com atribuições católicas e ritos africanos.

intolerancia-religiosaExemplificando claramente, aqui existem num raio de dez quilômetros no bairro Nova Estação, três Centros Espirita.É comum em certas épocas do ano, ter festividades, como qualquer religião, e ver os centros enfeitados também.O ônibus que eu preciso pegar, um dos, passa em frente ao maior desses centros, e quando ele está numa dessas festividades as pessoas do ônibus sussurram, ou pregam claramente o desdém/preconceito com frases como : ‘’ Deeeeus me live’’ ou ‘’ bando de macumbeiro’’.

A pergunta é : alguém foi lá pra saber ? alguém sabe de algum ensinamento dessa religião ? ou o medo e o senso comum foram mais fortes?!

Como alguém que se diz religioso consegue dizer tais palavras ? que tipo de deus estão mostrando às pessoas? o deus do preconceito? o deus da verdade absoluta além do respeito ao próximo? e o que esse deus acha dos seus filhos falando/pensando algo desse tipo ?

Eu não sou ateu, estou na linha do agnosticismo – se acha que é uma linha do ateísmo, se informe melhor.Mas não creio em bíblia e no deus bíblico, não discuto isso.Diferente de muitos, acho que a religião é necessária à humanidade, eu acho linda a maneira como algumas religiões enfrentam os problemas humanos com sabedoria e uma filosofia (às vezes).

Eu tenho todos os motivos do mundo e mais alguns para escrever isso tudo.Eu sei muito bem o que é preconceito religioso desde que me entendo como gente.Sou neta de uma Yalorixá, e o candomblé é enraizado na minha g_2PIO_0201_WEBfamília.Sei muita coisa, vi muita coisa e todas, positivamente e negativamente me ajudaram a me entender e entender esse mundo cão que vivemos.Já presenciei o preconceito, várias vezes.Não faço parte da religião, nunca me iniciei, mas assim como muitos que leem aqui tem família evangélica ou católica, sabe como a sua cabeça vai ter para sempre algo daquela religião mesmo não participando, e eu vou sempre entender o candomblé.

Quando procurei no Google Tolerância religiosa, na parte de imagens, vieram muitas imagens das religiões afro-brasileiras.As religiões alternativas em geral, são as que mais sofrem com a ignorância da população.Elas não tem espaço, não tem programas de televisão, não tem rádio, nem tem ao menos o respeito.São mal interpretadas, mal vistas, vítimas de chacota geral… enfim, mais uma coisa absurda que ainda acontece no século vinte e um.Volto a pergunta… o que o seu deus acha do seu preconceito ?

O mundo tem todo tipo de gente, e como disse anteriormente, todo tipo de religião para todos.Falta pouco, ou melhor, falta muita compreensão.Cada qual pode escolher seu caminho, sua verdade, seu deus.Se isso não é constitucional, deveria ser.Respeito ao espaço individual religioso.EVANGELHO DE JOAO

Religião é algo pessoal, ela não te transforma, não acredito nisso, acredito que ela melhora você, sua essência.Toda religião tem pontos positivos e negativos.Todas tem um passado obscuro.Mas todas estão certas no sentido de quererem melhorar o ser humano.

Não quero que achem que defendo alguma religião, não é simples assim, escolher um ponto de vista e cegar com o resto.Só que, há religiões que tem muitos para defender e tem outras que tem muitos para atacar.A intolerância religiosa é assim como racismo, homofobia, descriminação por classe social … algo que começa pela educação.Só que no quesito religioso, a curiosidade muitas vezes pode te abrir a mente.Conhecer antes de falar, procurar algo de bom em cada uma, são coisas que podem ajudar você a se descobrir um grande fiel, ou um grande ateu.Como diria o não salvo : busquem conhecimento.

________________________________________________________________________________________

Espero ter feito o certo.Quando se diz coisas como essas, se corre o risco de começar a ser vítima de preconceito.Mesmo que tenha ficado bem claro.Nunca perdi amigos por isso, todos sempre souberam, e obrigado à eles por não serem idiotas e continuarem comigo.

________________________________________________________________________________________

AmémAxéPaz SenhorShalon.

                                                                                                       nanapocket.

Nenhum comentário: