delimitação barata ?! Brasil…

tive razão – seu jorge ♪♫

________________________________________________________________________________________

Eu não acompanhei a guerra do Rio pela televisão, eu acompanhei pelo twitter, depois assisti à uma matéria na televisão, aprofundando o assunto.

Eu acho que fui uma das poucas que não ficou aliviada ou contente com o ‘’final feliz’’ dessa história.20080130_Guerra de T%C3%B3xicos, Favela Vila do Jo%C3%A3o, Rio de Janeiro, 1998 (teixeira)

O que me chamou atenção, em relação à imprensa foi a delimitação simplista:

 bandido/traficante = maus.

polícia/exército/governo = bons.

Não existe isso. Não aconteceu um milagre nas comunidades, não houve um movimento social que levou o governo à fazer a ‘’limpeza’’. E esse termo serve bem ao caso: limpar (Asseio,Pureza,Perfeição, bom acabamento,Esmero) os bandidos, ou seria matar os bandidos?

O lado bom todos viram, e é muito fácil de se enxergar quando a maioria dos meios de comunicação explicitam o ‘’bom’’ serviço do Estado. O que eu quero mostrar é que não tem happy ending, ainda. Tirar os bandidos, se analisarmos um pouco, é tão mais fácil do que se imagina…

A questão é limpar a marginalidade da população. De que adianta derrubar o rei do morro, a facção329_1026-rio-favela central e todo o poder do tráfico e parar por aí ? as portas do crime estarão abertas nas favelas até a educação e a inclusão chegarem até lá. Os bandidos são bandidos porque querem? Quase sempre não, alguém o fez vítima do sistema e assim ele fez uma consequência de uma brecha do sistema, fui clara? mais sucinta: é como se fosse o aborto do aborto, o erro do erro.

Vendo a televisão, o que aparece é exatamente o que eu disse acima, os bons e os maus. Que oportunidades vão nascer agora? vão surgir algumas ?! Se houve uma diferença tão drástica como disseram, acho que em breve as favelas do Rio de Janeiro serão o berço do próximo movimento Iluminista.

Prezo que haja uma ação conjunta, que não parem por aí. Não vou ser hipócrita e parabenizar governo algum, isso é mais que obrigação dele. Dizem que antes tarde do que mais tarde, nesse caso, o mais tarde ainda, poderia ser a diferença entre guerra civíl e o colapso urbano.

E VIVA AS OLIMPÍADAS , porque afinal, isso não teria nenhum interesse financeiro…

________________________________________________________________________________________P.S : na verdade eu não gosto de falar muito desses assuntos temporais, nem desse, que te faz pensar somente na ‘’grama do vizinho’’ sem ver a sua. Mas foi uma abordagem midiática gritante, de tão ridícula, não pude deixar de comentar.

________________________________________________________________________________________

Ando querendo ser mais sucinta, mas principalmente ter mais base teórica pra complementar as minhas opiniões, acho que a faculdade anda fazendo mais efeito que o esperado. Sendo assim, demorarei a postar mais, até porque o tempo não me permite tanto.

                                                                                      nanapocket

Nenhum comentário: