e aí, comofas ?

Resolvi fazer um post sobre como fazer um post, mentirinha.

É que várias pessoas, umas duas na realidade [risos], me perguntaram como se faz um blog. E eu como sou legal, charmosa e MEIGA, resolvi listar passo-a-passo algumas dicas. Isso são dicas de como fazer um blog, não me pergunte como consegui meu sucesso, ou minha popularidade, isso é segredo e não ensino, rum!

Aviso : POST LONGO, mantenha o sono de lado.

1 – Tenha um projeto

Não adianta acordar numa bela manhã e dizer : ‘’ quero um blog !!’’ e sair desesperado. Você tem que ter um pensamento mais arranjado, ter em mente pelo menos o assunto que você quer(e sabe) abordar. Particularmente creio que blog não é exatamente um diário. Em diários cabem mais lixos… porque são secretos! Na internet everybody lê suas tranqueiras, e nem todo mundo vai achar que o Pedrinho não te dá bola, ou que todos os políticos são corruptos e ponto.

lunchf212_large

2 – Informe-se

Depois do projeto, de saber do que escrever, procure blogs relacionados. Um ponto importante : ler e se inspirar é beeem diferente de ler e copiar. Então quando você ler blogs políticos por exemplo, vai somar na sua visão, se você tiver uma, e ajudar na sua colocação no post. Você pode copiar algumas coisas, obviamente, mas dando crédito, citando, colocando links. Analisar outros pontos de vista vão ajudar a desconstruir a sua ideia, e formar uma opinião mais concreta. Com bons pontos, ou ‘’achismos’’ válidos.

 

3 – Crie o Blog

Procure os provedores, acho que se chama assim, ou os hospedeiros – assim parece coisa de Alien vs. Predador – para hospedar [?] seu novo companheiro. Tem o Blogger, UOL, Wordpress e eu só sei desses, me desculpem companheiros. Uma dica: caso você se importe muito com gadgats, layouts e aplicativos, é recomendável você se informar qual deles é o mais adaptável ao seu gosto. Com mais opções de alterações, para não correr o risco de você querer muito um contador, por exemplo, e ele só ter código HTML para BLOGGER e não para Wordpress.

 

4 – Apresentação

Pode parecer besteira, mas acho que o post de apresentação é importante sim. Mas é só um post, eu sei. Os primeiros, são muito importantes ! Neles você vai ter que mostrar de cara qual seu objetivo, porque está ali, e principalmente, vai demonstrar como é a sua forma de escrever. Ganhando um público. Seja ele os seus seis amigos, ou seus trinta e cinco.

  art,lovely,happy,y,cool,18-53fb9061236f57ec94605b568d9ecaea_h_large                          4.1 – no começo é sempre uma confusão, pelo menos foi para mim. São muitos pensamentos desorganizados. Acredito ser normal até você se encontrar. Uma coisa que eu sempre uso são as formas de destaque. Letras tachadas (riscadas), caixa ALTA, itálico, sublinhado e negrito. Elas podem parecer inofensivas, mas quando você está escrevendo sempre tem aquela frase gênia, que se destaca dentre as outras, ou a que expressa diretamente o que você quer dizer sem muitos rodeios.

                             4.2 – outra coisa que você só aprende escrevendo é o ‘’talento’’ de ser sucinto. Encher linguiça funciona muito bem no meio acadêmico, em redações…enfim. Funciona. Mas é bem óbvio o quanto é cansativo ler posts imeeensos. Por isso,  ser sucinto e usar as formas de destaque ajudam, pois nem todo mundo para para ( novo acordo ortográfico faz isso, o segundo é de parar ) ler, passar o olho por assim dizer, pode conquistar ou não significar nada. Por isso, capriche na hora de chamar atenção!

 

tumblr_le890rXsPQ1qzk37yo1_400_large5 – Sinceridade

Você é polêmico ? gosta disso ? nem liga ? Pois bem, num blog sinceridade conta muito. Quem lê acredita piamente que a internet é um lugar livre e que todos falam o que querem (pobre engano!), então esperam o mais verdadeiro de quem escreve. Sua opinião pode alfinetar e confortar alguém. Pode bater de frente e abrir os olhos para uma visão mais ampliada (de volta ao ponto 2). As pessoas gostam de saber que existe alguém tão louco quanto elas, então amiguinho, seja você; esse clichê sempre vence.

 

6 – Divulgue

O que seria do mundo sem as teorias do grandes físicos? eu não sei, mas quando eu descobrir te conto! A divulgação do blog é essencial, o livro mais vendido no mundo teve um ótimo promoter : Gzuiz. Escrever coisas maravilhosas para ninguém não tem sentido, quem tem um blog quer ser visto, então trabalhe para isso. Twitter, Facebook, Orkut e suas promoções, links no msn e myspace… tudo! Mostre aos outros a sua nova teoria.

7 – Trabalhe

Quando começar a entender o quanto  é significativo receber um elogio, ou uma cobrança por um novo post, vai se esforçar mais e mais para expressar melhor tudo que quer relatar.Antes eu usava muito o termo inspiração, até que me disseram que quando a inspiração não vem, está na hora de sentar e trabalhar. Isso tem funcionado bem, pois nem sempre ela vem mesmo. Se você não tem talento, como eu, e realmente tem que pensar muito antes de escrever, o quanto antes você começar a ‘’trabalhar’’ melhor. Elaborar um tema não é difícil, é mais difícil esperar ele cair do céu, garanto.

 

8 – FOCO !

Mantenha o foco garota(o) ! Com o tema pronto, tente não passear muito pelas arestas. Se o tema for um telefone, por exemplo, falar como surgiu e a evolução até hoje é válido… começar a aprofundar como são produzidas as teclas é sair do foco com certeza !

4487750798_a0aa6f5882_z_large9 – O resto

Mostre todo o mais que você sabe fazer, fotos, vídeos, poesias, desenhos… tudo. Caso você não seja bom exatamente em escrever, mostrar os talentos não custará nada, e pode ser muito mais útil do que tentar desdobrar em palavras algo que você pode mostrar muito melhor.

 

 

10 – Recicle

Não tem segredo, não tem mistério, sempre digo isso ! não tem fórmula para ser blogueiro. As dicas acima são totalmente mutáveis, funcionam para mim, pode ser que para você também, mas a melhor dica quem inventa sempre é o dono da casa. A fórmula do sucesso não existe!! E se você acha que está bom do jeito que está RECICLE-se. Se mostrar diferente é bom. Descobrir o que a galinha achou ao atravessar é interessante, pode ser o seu ovo de ouro.

 

 

P.S : descobri que tenho tráfego de visitantes da terra do tio Sam, identifiquem-se se forem capazes.

Nenhum comentário: