Porque não o brega?

FALCAO

Certa vez ouvi que todo mundo é brega. Achei bobeira na época, mas sou obrigada a concordar que se você não é totalmente brega, parte de você é. E você ativa essa parte adormecida nos momentos mais necessários e extremos. A não ser que seja como eu e pegue aleatoriamente no arquivo da sua mente, aquela música do “Morango do Nordeste”, por exemplo.

Somos bregas porque a breguice é sincera, é piegas mas é verdadeira. E quem precisa de firulas rebuscadas quando na verdade só se quer falar um pouco de amor sofrido ? Vamos às letras.

- “O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade, se estou na solidão pensando em você?”

Muitas vezes a liberdade do término é pra ser ~~libertadora~~, outras não, ainda mais quando você anda errado e pisando na bola trocando quem mais ama por uma ilusão, não é mesmo? Daí acaba, você está na fossa, vai pra um bar e está lá, pensando nela (e) e o que era pra ser uma liberdade legal acaba não servindo de nada. O que você quer? voltar pra marvada! O Só Pra Contrariar (vulgo e eterno SPC) falou pouco mas falou bonito, transmitiu a lamúria do apaixonado confuso que aprendeu com a vida, essa grande escola.

- “24 horas pensando em você, 24 horas querendo te ver…”

No carro, no transito, indo pro trabalho.
No radio começa a nossa canção
Será que isso é obra do acaso
Meu Deus só pode ser provocação

Aaahhhh…. nada como um suspiro apaixonado. E quando se está apaixonado seu cérebro está congelado, só pensa na obsessão de ver a vítima dos seus pensamentos. Léo Magalhães em versos simples cantou como é a rotina intensa de um apaixonado e espalhou pelo Brasil esse intenso hino meloso.

- “Dizem que o seu coração voa mais que avião, dizem que o seu amor só tem gosto de fel…”

Uma das melhores músicas do rei, sim, ele: Reginaldo Rossi. O que dizer? tem coisa mais auto-explicativa do que a moça que não sabe o que quer e quer todos? Se a moça for assim ela se identifica, se o cara for um “marido traídos em plena lua de mel” (ou apenas sem a parte da honey moon) também vai se encontrar aí como o namorado que sai e é corneado.

- “Doente de amor, procurei remédio na vida noturna…”

Um clássico dos botecos, já combina com mãozinha pro ar e dedicatória pros amigos também bêbados. Quem nunca, não é companheiros? quem nunca procurou consolo nos colos alheios dos moços e moças da noite? Outro hino brega e inconfundível criado por João Mineiro e Marciano, que toca no mais fundo bueiro apaixonado do nosso coração e revela a verdade: cada um já visitou algum tipo de boate azul.

- “A Lua me traiu, acreditei que era pra valer, fiquei sozinha e louca por você…”

Quando apaixonados sempre pensamos: “agora vai!”. Joelma só mistificou um pouco a parada, pedindo pro satélite natural um amor eterno, depois colocou a culpa do romance não ter dado certo na lua. Aí fica fácil, né Calypso?! Depois de desiludida, de ter procurado o Chimbinha na madrugada, fria madrugada, diga-se de passagem, ela brandou pro Brasil a sua frustração de não conseguir esquecer o guitarrista. É Jô, a gente te entende, procurar o amor na madrugada na vida real não é tão romântico assim, mas não há coração que deixe de fazê-lo.

- “Você é luz, é raio, estrela e luar. Manhã de Sol, meu iá iá meu iô iô…”

Você pode dizer um “eu te amo” e ficar tudo bem, mas se quiser mesmo resumir o que seu companheiro significa na sua vida, experimente dizer a frase acima olhos nos olhos. Calcinhas rolarão! Wando e sua malemolência poética ensinou direitinho como se faz. O título diz tudo, Fogo e Paixão leva pra boca da galera um romance ardente, com uma letra de dar inveja a muito arrocha por aí.

- “O meu amor virou brinquedo pra ti. Põe na minha boca o mel, logo em seguia o fel…”

Wanderley Andrade, o nosso traficante do amor foi a trilha sonora dos bares rio-branquenses por muito tempo. Desilusão amorosa num ritmo dançante, ele fez. E é aquela velha história do outro não prestar mas ainda assim a paixão implorar por atenção, vale até um ‘por favor’. Acompanhem.

Venha meu amor
Não me deixe assim
Preciso de você aqui perto de mim
Tenha dó, venha por favor
Estou querendo alguém como você aqui

- “Uma deusa, uma louca, uma feiticeira. Ela é demais!”

Alguns homens tem uma queda por mulheres meio malucas, descontroladas. Eis o caso de Rick and Renner (e talvez o seu). Chegados num mistério os moços estão vidrados numa enigmática mulher que é doce e toca o corpo deles como ninguém. Ui. É o que basta, não? fazer o quê, apesar de toda a loucura, “meu Deus, ela é demais!”

- Leidiane, eu te peço pra você voltar. Ah, volte meu bem que eu sei que vou te perdoar…”

Podia ser com você, comigo… mas foi com Júlio Nascimento (que não é filho do Milton Nascimento). Ele foi trabalhar no garimpo e juntou um dinheiro com muita fé, mas a moça foi farrear com os homens no cabaré, danadinha. Mas o que os olhos não veem o coração não sente, correto? Júlio disse que perdoa a moça, é só ela voltar. Normal.

- “Secretária que trabalha o dia inteiro comigo…”

Finalizo o post com outro rei, porque o brega é brega e pode ter quantos reis os fãs permitirem. Estou falando de Amado Batista. Sim, ele deve ter tocado na sua casa num vinil da sua vó, você pode ter ouvi-ló no bar mas ele é assim, onipresente e romântico ao extremo. Em Secretária (Assédio Sexual), o muso narra o medo de contar pra funcionária o seu amor por ela. História manjada, mas que o rei conta com ternura e muitos adjetivos. Com certeza sua mãe deve ter ouvido essa nos bate-estacas da vida!

3 comentários:

Rouland Braña disse...

Hahahahah, conheço umas cinco dessa lista. O pior é a vontade subconsciente de ler os versos cantando!

Nanapocket disse...

Não resista Rouland, vá em frente e cante com toda a força :D hahahaha

Luiza. disse...

Que comecem a fazer mais textos assim sobre essa cultura brega que sofre tão preconceito <33
Adorei! hahahha