Que zica!

tumblr_ldfelywchq1qezsjvo1_400_large

Esses dias, conversando com uns amigos, falávamos sobre a zica. Sabe a zica? aquela coisa que gruda em você feito nhaca de ônibus lotado e te faz acreditar que você é a pessoa mais azarada do planeta, pois é, quando a zica pega é batata você simplesmente não saber o que fazer mais pra isso parar.

O pior é que a gente acredita nela. E de repente você cai na armadilha de… “Oh, céus! Oh, vida! Porque eu, como pode?” e vem a bad trip, que nunca passa. Eu já estive nessa e é só olhar esse arquivo aqui do blog pra lembrar que nem sempre o positivismo impera e seguindo o exemplo do anjo mais famoso da história, caímos do céu ao inferno.

Queda livre, rumo ao nada. Porque nada é o que fazemos quando estamos na pior, porque quando a zica vem, nós começamos a colocar fé nas coisas negativas que botaram fé que aconteceriam com a gente. E essas coisas acontecem mesmo.

Você leva uma bronca do nada, seu telefone é cortado sem razão aparente, seus “amigos” começam a espalhar coisas maldosas, seu carro pifa, sai de casa com a roupa do avesso,  fica com câimbra em algum momento importante, queima o arroz, deixa o cachorro fugir, trinca o celular, perde R$20, arranha o cartão, perde a viagem, esquece a senha, quebra a chave, tem pesadelos com aranhas gigantes, leva choque na geladeira, uma barata voadora te ataca, pisa no cocô, atola no ramal, enfim, já entendeu, né?

Um dos trunfos da zica é que além dela ser invisível, ela força a barra até o mais descrente começar a se dobrar diante dos acontecimentos. O sujeito se pega pensando “mas será?”, e aí liga lé com cré ele concretiza a parada. Ah, que zica!

Lá na minha antiga casa, minha vó, que é supersticiosa até o talo, quase que blindava a gente contra o mau-olhado, o olho gordo. Acho que um dia contei e a casa tinha quase 10 espelhos, para rebater qualquer coisa ruim que desejassem a nós. Agora imagina, se ainda assim a gente às vezes sentia a urucubaca encostando, dirá quem não anda com seu patuá!

Como vítima, pense positivo e se mova, faça algo pra sair da zica, principalmente tentar não acreditar que ela já se instalou, ou também tente ignorar esse azar temporário. Como pessoa normal, tente não mandar energias negativas pras pessoas – sim, eu sei que tem gente que quase pede pra ser amaldiçoado, mas calma – porque se a gente pensar que a vida é um boomerang, as coisas ficam mais complicadas, certo? No mais, tentar praticar o deboísmo, que é algo a se pensar muito nessa vida. Fazer o bem ou simplesmente deixar os outros seguirem a vida em paz  ( :

Nenhum comentário: