é Federal, e daí ?

Loves Not Competition - Kaiser Chiefes (cover) ♫♪
Eu pensei em postar muita coisa, ia falar da cultura pop, do tempo, maaaaas, eis que surgiu agora uma insPIRAÇÃO daquelas: U.F.A.C
Como eu sei que ninguém fora do meu grupo seleto de amigos vai ler isto [ oh yeah! ] não vou explicar que é a Universidade Federal.Oops!
Comecemos pelo seguinte então, me disseram hoje, que muita gente com diploma fala : ''os pobrema, as coisa, atrepar'' e etc.Pois bem, eu formulei uma teoria sobre o caso.Nem chega a ser teoria mas enfim ...
Quando estamos no ensino médio, felizes, com hormônios fazendo a nossa cabeça explodir e todas as outras preocupações de adolescer, o que fazem para melhorar tal situação ? INJETAM na cabeça destas criaturas [nós] que elas precisam passar no vestibular.Até aí, está tudo relativamente normal.O problema vem quando nos damos conta - falo nos, porque eu sofri isso também - que temos mais ou menos 15, 16, 17 anos no máximo.Escolhemos uma possível profissão quando nem ao menos podemos dirigir, votar, comprar drogas, brincadeirinha !E essa escolha vai ocupar no uns 4/5 anos da nossa vida, no bom sentido se você fizer uma boa escolha.Quando eu estava escolhendo meu curso, confesso que não foi por amor,rs.Foi por eliminação : '' matemática não, física blá, biologia ? nojo, química ZzzZ, resta português, história, geografia ...'' isso eu estava eliminando as matéria peso, não os cursos em si, nessa época eu achava quase um crime ter que optar uma coisa dessas com tanta pressão e pouco tempo, eliminada as matérias que eu não me dou, o jornalismo foi a opção.Voltando ao foco, com tanta pressão, a pessoa além de escolher errado, fica infeliz
invés de ficar empolgada com a ideia.Digamos que Zé Maria se interesse por Direito, mas escolhe História, porque Zé Maria não crê na sua capacidade.Com isso acontece de hipotéticamente falando :
1- Zé vai estar ocupando um lugar de alguém que realmente gostaria de estar ali.
2- por não ser a sua vontade real, Zé não vai dar o devido valor ao curso.
3-por fim Zé abandona o curso :(
Onde eu quero chegar com isso...Tá, eu quero dizer o seguinte...o ensino superior é tão IMPOSTO pros jovens e/ou paras pessoas em geral, que acaba sendo como uma obrigação, um papel que diz que você simplesmente terminou algo, que muitas vezes só se quer pra ser funcionário público ! #FATO
Com isso temos pessoas atrás de certificados, não conhecimento, papel versus mente, sacou sacou ?
Que belos profissionais...
Antes de entrar na UFAC, já tinham me alertado que eu ia ver tudo ao contrário do que eu imaginava.Antes : pensava que existiria arte e cultura e conhecimento e cérebros pensantes em todo lugar.Depois : pessoas infelizes, falta de professores e material, estrutura decad.... bom se eu for falar, o post vai ser sobre o(s) sério(s) problema(s) da Universidade daqui.
É tudo uma cadeia, e eu não demorei muito pra entender isso, não existe suporte pra nenhum dos 3 lados :
1 -  o estudante de Ensino Médio Público não tem nenhum contato com nenhuma profissão enquanto está na  escola.Então como ter visão de futuro e apreço por qualquer coisa?
2 - a Universidade não tem boa estrutura e principalmente INVESTIMENTO, é muito fácil jogar 1000 estudantes PRA ESTUDAR OBVIAMENTE, e não direcionar, é o velho e bom COMOFAS ?ninguém ensina ! Sem falar que quem deveria no mínimo fazer seu trabalho NÃO FAZ!
3 - o universitário só se %@!$ porque, pra onde a gente corre quando tem problema ? os estudantes daqui tem o sério problema de só se unir pra fumar maconha, fazer saraus/festas de protesto (- alguém já viu COMEMORAR PROTESTANDO? helloooooow Ciências Sociais ! ¬¬') e afins.A única coisa que funcionou, funcionou recentemente.. um protesto sem música e rockers e dorgados, que reclamava da falta de professores.
É muito mais fácil entender porque o governo não investe em educação quando se está no olho do furacão.Isso rimou por acaso viu ?
Se existe alienação desde o começo, o fim não tem uma boa perspectiva,certo?
Outra coisa que eu ia falar - eu acho que desfoquei um pouco o post, mas existe uma razão pra isso, escrevi em 2 dias e as ideias vêem como vão.. - é que a Universidade não tem noção da força que todos juntos : alunos, professores, funcionários, o movimento todo tem.É difícil de acreditar que um lugar que tem tudo pra ser tão fascinante quanto qualquer outra Universidade que realmente funciona não é.Se existem problemas estruturais, porque não utilizar e investir em Engenharia Civil ? acho que por acaso tem um curso com esse nome lá ... voltando..Se existem problemas culturais .. existe outro curso chamado Artes Cênicas e caraca... outro chamado Música.Ah mas vai saber né? Isso deve ser delírio meu, eu tomei muito Nescau hoje gente.É uma ideia absurda uma Universidade utilizar dos próprios alunos, ou seriam dos próprios frutos ? XIII... comecei a querer mudar o mundo de novo, desculpe por isso. Câmbio e desligo.