Confirma ?

Elephunt Gun – Beirut ♪♫

Primeiramente, alguns conceitos :

Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual.

Cidadania, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade.Direito de ter direito.

Votação é um processo de decisão no qual os votantes expressam a sua opinião por meio de um voto de maneira predeterminada.

[eu achava que democracia vinha de demônio, brinks’ 666’]

EscolaEsse post é especial.É político.

Faltam 32 dias para as eleições e todos os anos a polêmica ressurge, fracamente, mas ressurge.

PORQUE O VOTO É OBRIGATÓRIO ?

Porque Deus quis ! Brincadeirinha !!!

Certo, esclarecendo: é obrigatório porque os políticos sabem que, se fosse facultativo, o voto seria valorizado e com o voto valorizado, os candidatos que atualmente ocupam as cadeiras do parlamento não estariam eleitos.Simples assim.Para que o voto fosse facultativo, a idealização teria passar pela aprovação/reprovação dos mesmos.Com isso eles alegam que, se fosse livre, as pessoas não iriam votar, e eles têm razão, mas os INTELIGENTES votariam, e não toda a MASSA.

No Brasil, não existe primeiramente o amor pela política, o sistema finge que funciona, nós fingimos que participamos e assim caminha a humanidade com passos de formiga e sem vontade, como diria Lulu Santos.Na terra do Tio Sam (EUA), o voto é facultativo, e funciona muito bem, posso dizer que votoisso lá chega a ser estimulante, pois as pessoas defendem seus candidatos, porque elas tem noção de que, primeiro : é a maneira de você participar do futuro do seu país, consequentemente seu futuro; segundo : é uma defesa de ideais, se ‘’eu’’ sou a favor da implantação de energia limpa, e a candidata X também, se eu a apoiar e fazer a campanha dela/com ela, ela e eu podemos ‘’vencer’’.No nosso país analfabeto não vota mas o semi-analfabeto ? e aquele que concluiu todo o colegial e de nada sabe? De nada vale o sistema de votação mais avançado do mundo com uma cidadania/democracia tão falsa como a nossa.

Todo ano de eleição o Governo Federal faz campanhas contra a venda de voto e elas são bem interessantes pelo lado do marketing, muito bem elaboradas, esse ano não foi diferente; chamou minha atenção uma que estava passando na rádio, ‘’ ele trocou melhorias no transporte público por um par de tênis, trocou mais hospitais por um blábláblá …’’ e coisas do tipo, teve uma na tevê também, onde o candidato é pressionado pelo eleitor numa entrevista, muito boa, acho que todos queríamos fazer aquilo…enfim..é obvia a importância de tais campanhas, indiscutível, porém, campanhas no geral fazem o seu papel de LEMBRAR.Elas não ensinam, não afetam, quer dizer até afetam, mas superficialmente.As pessoas sabem que vender o voto é errado, o óbvio todos sabem, mas porque ela deixaria de vender o voto ?afinal, é dinheiro, o que ela tem a perder ? de qualquer maneira todos os candidatos não roubam ? todos não despertam o mesmo DESINTERESSE? qual a diferença então? são todos tão iguais…

O voto facultativo faria pensar, analisar .. e é justamente o que não querem, se o cidadão fosse ‘’perder’’ o seu tempo para votar, então, ele o faria com prazer, o prazer da causa, com consciência.Com a mentalidade de estar se colocando na democracia, fazendo parte desse processo.Votando em alguém que diríamos ‘’ NOSSO REPRESENTANTE, SIM, EU VOTEI NELE, EU O ESCOLHI ! ‘’ Você já ouviu isso por aí ?

Eu ia dizer que isso é uma falha, uma grande falha no sistema, mas pelo contrário, isso é uma grande sacada do sistema.Democracia feita por eles e para eles.Quando na verdade, teoricamente, a democracia deveria ser do povo para o povo.Essa ilusão de que fazemos parte, que integramos, é revigorante de certo modo, dá esperanças, ‘’ VEJAM, EU FIZ ACONTECER, EU VOTEI NO LULAMOLUSCO E AGORA A LUDILMA VAI CONTINUAR A SAGA’’ [ personagens fictícios ].O povo é uma velha vaidosa na verdade : não gosta de ser enganado mas gosta de ouvir mentiras que lhe façam bem ao ego, tem memória fraquíssima e é claro qualquer coisinha o agrada – ponte nova, praças, aumento de salário, esmolinhas aqui e ali, política de pão e circo ..

Enquanto isso, aplico a política de voto nulo pra quase todos os cargos, eu sei que tantos morreram lutando por tal direito, mas se eles soubessem a situação que isso nos coloca talvez nem valesse tanto a pena !  [ acabou-se a insPIRAÇÃO ]

’Pode-se enganar todas as pessoas por algum tempo e algumas pessoas durante todo o tempo. Mas não se pode enganar todo o mundo por todo o tempo.” Abraham Lincoln

Paz Câmbio e desligo

 

P.S : agradeço, e espero não ter dispersado muito nesse post.Objetividade é o meu objetivo,rs.

Um comentário:

Yann Sena disse...

Post bacana, bem elaborado. Gostei do LULAMOLUSCO E DA LUDILMA!

Parabéns, blog muito bom!