Velhice

A velhice é algo que ainda não sei assimilar muito bem, assim como a morte eu nunca tive contato direto com o envelhecer de alguém ou com o fim de uma pessoa.

Eu esses dias, fiquei pensando sobre como as pessoas são impacientes com os velhos - não vou usar de eufemismo - e porque não seriam. Com o que observei ao meu redor, vejo que falta a compreensão e muitas vezes tudo é uma soma de dor com pena e cansaço.
Incompreensão que eu não julgo tanto, cuidar de alguém é sempre cansativo.
Dor e pena por ver aquele adulto que muitas vezes foi o seu herói se perdendo no passar do tempo.
E cansaço por toda a preocupação e o estresse natural que o desgaste causa.

Eu ontem, depois de muito muito tempo, dormi na casa da minha vó. Casa de vó é uma festa, comida pra todo lado, clima de casa de vó, quadros na parede cor de creme, mil porta retratos com foto de toda a família, os livros que você corujava quando criança, as agendas de 1998 e toda a parafernalha que ela nunca vai jogar fora.
E nisso corpo definha enquanto (em alguns casos) a mente está a todo vapor.
Se antes eu via minha vó como aquela montanha da família, A matriarca que mesmo com seus defeitos ainda era o elo de tudo atravessando inclusive o mundo espiritual... hoje eu vejo tão somente a sombra de uma rocha. 
Nem tudo dela tem a ver com a idade, embora influa. Também tem com a capacidade de a pessoa se perder dentro de si, pelo menos é o que eu sinto às vezes. É muito fácil se perder dentro das suas ilusões e sonhos não realizados, todo dia a gente se perde um pouco, não dá sempre de conseguir tudo. Mas faltou na minha velinha uma vontade de continuar aqui, talvez tentando.
Depois de me assustar com a quantidade de remédios que o nosso corpo necessita para continuar funcionando, depois de colocar o colete para a coluna e de brigar por ela não jantar direito... ainda me assustei de manhã, com a minha velhinha caindo da cama, enquanto falava que sempre caía dali.
Cheguei a conclusão que a vida é uma piada de mau gosto de vez em quando.
E ainda assim, há amor que resista.

Corrigindo o mau hábito a partir de hoje:

Nenhum comentário: