Manual do Sobrevivente Riobranquês

 

TheManual

Para se viver em Rio Branco, há de se ter certos quesitos muito importantes. Resolvi dar umas dicas pra quem vem, vai, foi e pra quem mora aqui e apenas tá lendo de bobeira:

1 – Seja Resistente e Acredite no Friale

O clima e o tempo no Acre não são pessoas sérias. O primeiro é quente e úmido e o segundo é simplesmente temperamental. Você pode sair com um calor de 34 graus às 9h e essa temperatura cair 21 graus à noite. Quem prevê o clima de todo o estado é apenas um mago, o Friale. Esse personagem pode ser visto pelas ruas do centro, sempre caminhando engenhosamente rápido por aí. Ele parece perdido mas lembre-se, ele O cara.

2 – Aceite o “orgulho de ser acreano”

O orgulho do acreano é sensacional. Só o acreano pode fala do Acre, porém todos estão autorizados a falar mal de Porto Velho (RO). Ele não gosta de piadas sobre a não-existência do Acre, então nem invente. O orgulho vai desde amar a farinha de Cruzeiro do Sul, até o jeitão de falar ‘as coisa’.

3 – Tenha tolerância ao sertanejo

Não, não haverá grandes shows bacanas. Se você não curte um lêlêlê se eu te pegar você vai ver, será muito… apenas muito difícil você conseguir pegar um show com prazer. Então tolere. Vá a cachaçaria e dance como se estivesse com uma prisão de ventre. Mas seja feliz com o novo ritmo que você ouvirá a todo momento.

4 – Não comente sobre pirâmides financeiras

Isso é sério. Existem coisas que não se discutem: futebol, religião e as pirâmides financeiras - que lucraram absurdos com a inocência e esperteza alheia. A não ser que você queira acalorar qualquer reunião chata de família/amigos transformando-se num chato contra a nova forma de ganhar dinheiro além do governo, não fale sobre.

5 – Saiba quem é o Rubenseetinildo (tudo junto) ao som do Guimarães

Uma dica: já faz parte da cultura acreana. Sem mais.

6 – Miragina

O biscoito mais famoso de Rio Branco tem uma fábrica ali no bairro do Aviário. Tem madrugadas que o cheiro de biscoito assando vai até o Bosque. Não recomendo esse tour noturno, porque você pode ser assaltado, mas vale uma baixadinha no vidro.

7 – A cidade que sempre dorme

Apesar de ter o primeiro nome de uma badalada cidade do litoral, Rio Branco sempre dorme. Barzinho maneiro no domingo? nem pensar. Fome às 3h ? só se quiser comer quibe e baixaria (comida típica) e em um lugar.

8 – Traje de Gala

Devido a falta de eventos bacanas, as pessoas costumam usar suas roupas caras em ocasiões como: fazer compras, inaugurações de supermercados, barzinhos, faculdades… qualquer lugar é lugar pr’aquela blusa de lantejoula.

9 – Frete Grátis, menos pro Acre

Muito comum de acontecer e nem precisa explicar.

10 – Hominus Politique

Tudo caminha e termina em política. Quando você pensa que não… PÁ! Depende de algo ou alguém para fazer a coisa funcionar. Mas não se assuste, apenas siga a roda ou então faça diferente e seja uma iniciativa privada com INICIATIVA.

 

P.S: não leve tudo tão ao pé da letra, certo?

8 comentários:

Unknown disse...

Boa, muito boa essa! ( risos )

Nanapocket disse...

brigada Bruno \o/

Laura Dias disse...

Gostei e me diverti bastante. :)

Unknown disse...

Legal parabéns! : ) .....né mêêsmo!!!!!! Kkkk dsqueceu esse.

Regina disse...

Realmente é bem assim...kkkkk

Unknown disse...

Em uma frase simples,com diria o Zé Leite escriba-guru do meu tempo - jamais o teu pela tenra idade - de redação: Tão Acre!
Somos bem assim mesmo, Nana!

Anônimo disse...

Ps. Retire o "PS", o Acre é assim mesmo ;) Amo esse lugar, adotei como minha cidade e apesar dos apesares, eu amo morar aqui! Valeu pelo texto.

Junior disse...

"5 – Saiba quem é o Rubenseetinildo (tudo junto) ao som do Guimarães

Uma dica: já faz parte da cultura acreana. Sem mais."

KKKKKKKKKKKKKKKKK cara eu ri demais, mais pior que é verdade tem mais de 20 anos que esse comercial da saudosa maloca passa na tv
e sempre com as mesmas atrações!!